terça-feira, 27 de julho de 2010

Projeto 1º Trimestre

Projeto: Eu, minha família, meu bairro, minha comunidade!!!
Público Alvo: 2º ano E. F.

TEMA GERAL: (Nome da cidade ou bairro) eu gosto eu cuido! Eu me gosto, eu me cuido!

OBJETIVO GERAL: Resgatar a identidade dos alunos, da família, da comunidade e resgatar valores para estas.

Atividades desencadeadoras:
Filme de abertura: Vida de Inseto (Neste é retratada a vida em comunidade e a maneira de cooperação para que esta funcione e se torne uma sociedade forte e estabelecida).
Filme: Tarzan (Como trabalharemos com a questão da identidade, família e valores, na primeira parte do projeto, passaremos este, pois mostra o acolhimento da família, amor, respeito, cuidado. Já na segunda fase de desenvolvimento exploraremos a questão África, pois estaremos em plena Copa do Mundo que será realizada na África do Sul. Como o filme se passa neste continente o utilizaremos para mostar outra visão do lugar, além de estudarmos outras questões pertinentes ao tema geral).

Obs: Durante o desenvolvimento das atividades seguintes a este filme, também serão trabalhados contos e histórias (clássicos e diversos) para que os alunos compreendam e asimilem melhor as ideias tratadas).

Atividades de culminância:
Confecção de cartazes sobre os assuntos trabalhados.
Reprodução de obras de arte (atividades artísticas) que retratam família, comunidade, etc.
Jogos entre as turmas reproduzindo a Copa do Mundo.

Áreas do conhecimento a serem estudadas:
Português
Nome completo (1ª e último)
Alfabeto
Encontros vocálicos
Consoantes e suas famílias
Reconhecimento da fonética das letras
Leitura e escrita de palavras simples

Matemática
Numerais
Relação número/quantidade
Dezena
Adição e subtração simples (só unidades até compreenderem as dezenas)

Ciências
O corpo humano e suas funções
Higiene para a promoção da saúde de si e coletiva

Estudos Sociais
Família e comunidade
Datas comemorativas

Metodologia e recursos
Alfabeto móvel
Jogos (dados das sílabas – formação de palavras, memória – imagem/sílaba inicial e palavra), quebra cabeças (imagem/sílaba inicial)
Sacola da leitura
Brincadeiras musicadas
Materiais matemáticos concretos
Uso do Globo Terrestre e de obras de arte (Portinari, Tarsila do Amaral, etc)

Nenhum comentário: