terça-feira, 27 de julho de 2010

Projeto Indio e Descobrimento

  • Projeto: COMO SURGIU O BRASIL

Público: 2º ano do E. F.

Justificativa: Trabalhar, através deste, o ideia de que antes dos portugueses chegarem aqui havia outro povo em nosso país. O projeto convidará o aluno a investigar a identidade cultural inicial de nosso povo fazendo indagações importantes como quem era o brasileiro daquela época, bem como, como viviam, seus hábitos e costumes.


Objetivos: Neste, trabalharemos os itens mais importantes para a aprendizagem geral dos alunos em relação ao tema proposto, como:

  • Rodas de conversa sobre o que sabem em relação à formação do nosso país;

  • Como os portugueses chegaram aqui e o que encontraram;

  • Conhecer os elementos da cultura indígena (pintura corporal, brincadeiras infantis, costumes e tradições).

  • O local onde viviam e vivem;

  • O que aconteceu após este encontro.

  • Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.


Metodologia: Para que todos os objetivos sejam atingidos, trabalharemos com:

  • Rodas de conversas e musicais;

  • Contação de histórias;

  • Visualização de vídeo sobre esta temática;

  • Atividades matemáticas e de linguagem oral e escrita;

  • Atividades artísticas;

  • Confecção de cartazes informativos.


Atividades:

Neste dia iniciaremos a aula com a formação de uma roda de conversa sobre o que sabem ou imaginam sobre a formação de nosso país (como foi formado, quem o formou, como viviam, etc.). Seguindo, faremos a leitura da história sobre o descobrimento e visualizaremos o DVD com o vídeo “PINDORAMA” que conta a chegada dos portugueses, o palavreado utilizado, etc. Dando sequência as atividades introdutórias, analisaremos o globo terrestre e os cartazes sobre o descobrimento e dos índios, de maneira que os alunos internalizem estas datas e reflitam sobre a nossa formação. Para finalizar, solicitarei que façam um desenho interpretativo sobre a temática em questão.

Dando seguimento ao projeto, iniciarei questionando-os sobre "O que é" o Índio? (trabalhar o conceito de cidadania, se ele é "gente" então devemos usar: Quem é o índio?). A partir das respostas induzir outras questões que possam levantar: onde vive, como se veste, qual é seu trabalho, porque se pinta, o que come, como são as crianças, quais são as brincadeiras, se estudam, como tratam as doenças, etc. Após, confeccionar junto aos alunos um cartaz sobre os índios levando imagens que possam representar as respostas a essas questões. E, como atividade complementar, fornecerei aos alunos atividade didática na qual os educando terão contato com a palavra índio, o desenho do mesmo e quantas letras esta possui.

Contação da história “A Sopa dos dez Indiozinhos”, na qual trabalharemos os alimentos típicos da cultura indígena e que comemos nos dias de hoje, e seguindo a temática procuraremos em encartes alimentos saudáveis e não saudáveis reforçando, assim, a prática de uma boa alimentação. Dando continuidade, realizaremos a atividade matemática onde cada educando deverá colar dentro da oca do índio a respectiva quantidade que cair no dado (ex: caiu o número 5 no dado, os educandos deverão colar 5 bolinhas de papel dentro da morada do índio) até chegarem no número 20.

Realizaremos uma atividade artística com argila para que os educandos tenham contato com este material que os índios muito utilizam. Solicitarei que façam uma pequena escultura como forma de liberação da imaginação e da criatividade dos mesmos.

Pintura do desenho do descobrimento do Brasil e escrita do texto coletivo sobre esta observando a imagem do cartaz “A rota do descobrimento”. Estas como atividades de encerramento do projeto.

Nenhum comentário: