terça-feira, 27 de julho de 2010

Páscoa

Projeto Páscoa

Público: 2º ano do E. F.

Justificativa: Este trabalho tem por finalidade levar os alunos a construírem o conceito de “Páscoa”, suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acreditando na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.

Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico e reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.


Objetivos: Através desta festividade, proporcionar aos alunos o conhecimento do por que comemoramos esta data, seu significado e símbolos, bem como:


  • Estimular a linguagem oral e escrita;

  • Desenvolver a atenção, a criatividade e a imaginação;

  • Estimular a coordenação motora fina e ampla;

  • Introduzir a construção da noção de tempo;

  • Trabalhar a constituição familiar dentro do significado pascoal;

  • Estimular a interpretação de textos e fatos.


Metodologia: Trabalhar todas as questões citadas através de:


  • Rodas musicais;

  • Horas do conto;

  • Atividades matemáticas;

  • Artes plásticas;

  • Jogos;

  • Dobraduras;

  • Construção de textos coletivos;

  • Construção de murais;

  • Construção de fantasias.


Atividades:

Introdução ao Projeto Páscoa com a formação da roda de conversa falando sobre o tema. Primeiramente questionando os alunos sobre o que sabem e entendem sobre o tema Páscoa (o que é, porque comemoramos, o seu significado). Após, ler o texto informativo sobre a data cristã e o poema sobre a páscoa. Dando seguimento as atividades de dia, cantaremos a música “De olhos vermelhos” com o auxílio dos dedoches do coelhinho. Conforme o tempo, ler a história “O coelho que não era da Páscoa” e construir um texto coletivo criando um fim para a mesma.


Brincadeira “Coelho sai da toca 1, 2, 3” para estimular a atenção e a agilidade dos educandos. Após o recreio faremos o jogo de quebra-cabeças do coelho e formaremos uma roda para falarmos sobre as famílias (sua importância, sua constituição, nome da família). Quando estivermos trabalhando esta questão, perguntar aos alunos o que a família representa para ela, como é a sua constituição familiar, etc. Para terminar, solicitarei que façam, no caderno de desenho, o retrato da família.


Hoje trabalharemos com a história “O Coelhinho dorminhoco” e, como atividade subsequente, sugestionarei que construam junta a mim, um texto coletivo modificando a história original.


Atividade artística de pintura e colagem de algodão no Coelho da Páscoa e o jogo dos numerais na qual cada grupo jogará o dado e, de acordo com o numeral que cair, eles colocarão as quantidades de ovos no cesto do coelho. Aquele grupo que conseguir fechar o cesto com 20 ovinhos primeiro, será o ganhador da rodada.


Dobradura do Coelho”. Solicitar aos pais que enviem acamiseta branca, grande ,para fazermos a fantasia de páscoa.


Continuando o tema Páscoa, construiremos o Mural dos Símbolos da Páscoa para que compreendam o por que de cada simbologia da festividade.


Jogo: quem bota ovos? Onde os alunos poderão fazer a relação dos animais que põem ovos e os que não colocam.


Dia do conto, iniciaremos o mesmo com a Contação da História “A Fábrica de Ovos de Páscoa”, faremos uma roda de interpretação e dando continuidade a mesma, solicitarei que os alunos façam um desenho interpretativo sobre a mesma. Confecção das máscaras e as fantasias de coelhinho.


Nenhum comentário: