Projeto Páscoa
Público: 2º ano do E. F.
Justificativa: Este trabalho tem por finalidade levar os alunos a construírem o conceito de “Páscoa”, suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acreditando na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico e reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Objetivos: Através desta festividade, proporcionar aos alunos o conhecimento do por que comemoramos esta data, seu significado e símbolos, bem como:
Estimular a linguagem oral e escrita;
Desenvolver a atenção, a criatividade e a imaginação;
Estimular a coordenação motora fina e ampla;
Introduzir a construção da noção de tempo;
Trabalhar a constituição familiar dentro do significado pascoal;
Estimular a interpretação de textos e fatos.
Metodologia: Trabalhar todas as questões citadas através de:
Rodas musicais;
Horas do conto;
Atividades matemáticas;
Artes plásticas;
Jogos;
Dobraduras;
Construção de textos coletivos;
Construção de murais;
Construção de fantasias.
Atividades:
Introdução ao Projeto Páscoa com a formação da roda de conversa falando sobre o tema. Primeiramente questionando os alunos sobre o que sabem e entendem sobre o tema Páscoa (o que é, porque comemoramos, o seu significado). Após, ler o texto informativo sobre a data cristã e o poema sobre a páscoa. Dando seguimento as atividades de dia, cantaremos a música “De olhos vermelhos” com o auxílio dos dedoches do coelhinho. Conforme o tempo, ler a história “O coelho que não era da Páscoa” e construir um texto coletivo criando um fim para a mesma.
Brincadeira “Coelho sai da toca 1, 2, 3” para estimular a atenção e a agilidade dos educandos. Após o recreio faremos o jogo de quebra-cabeças do coelho e formaremos uma roda para falarmos sobre as famílias (sua importância, sua constituição, nome da família). Quando estivermos trabalhando esta questão, perguntar aos alunos o que a família representa para ela, como é a sua constituição familiar, etc. Para terminar, solicitarei que façam, no caderno de desenho, o retrato da família.
Hoje trabalharemos com a história “O Coelhinho dorminhoco” e, como atividade subsequente, sugestionarei que construam junta a mim, um texto coletivo modificando a história original.
Atividade artística de pintura e colagem de algodão no Coelho da Páscoa e o jogo dos numerais na qual cada grupo jogará o dado e, de acordo com o numeral que cair, eles colocarão as quantidades de ovos no cesto do coelho. Aquele grupo que conseguir fechar o cesto com 20 ovinhos primeiro, será o ganhador da rodada.
“Dobradura do Coelho”. Solicitar aos pais que enviem acamiseta branca, grande ,para fazermos a fantasia de páscoa.
Continuando o tema Páscoa, construiremos o Mural dos Símbolos da Páscoa para que compreendam o por que de cada simbologia da festividade.
Jogo: quem bota ovos? Onde os alunos poderão fazer a relação dos animais que põem ovos e os que não colocam.
Dia do conto, iniciaremos o mesmo com a Contação da História “A Fábrica de Ovos de Páscoa”, faremos uma roda de interpretação e dando continuidade a mesma, solicitarei que os alunos façam um desenho interpretativo sobre a mesma. Confecção das máscaras e as fantasias de coelhinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário