terça-feira, 27 de julho de 2010

Folclore


Projeto: FOLCLORE

Público Alvo: 2º ano E.F.

Justificativa:

Todo ser humano tem cultura e esta constróe-se através das relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Existem agentes que influenciam direta e indiretamente em nossa formação cultural: família, grupos social a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, artística, literária, religiosa, do sistema político, contexto econômico, entre outros. Dessas relações extraímos nossos valores, como amor ao próximo, respeito, afeto, violência. Esse conjunto de características transmitido por nosso sociedade é que forma a nossa identidade. Nosso país apresenta uma grande diversidade cultural, o que o torna é riquíssimo. Portanto nosso folclore é um dos principais fatores de identificação do povo brasileiro. Então, através dos contos folclóricos, que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece, é que pensamos no folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: danças, lendas, brincadeiras, par lendas, adivinhações, cantigas, etc. E, quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a identidade do nosso país. Portanto, tudo isso não podeira ficar fora da programação curricular das Séries Iniciais.

Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.

Objetivos Gerais:

Proporcionar, através da data comemorativa em vigor, o estímulo e a valorização da cultura popular brasileira, pois o folclore de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.

Objetivos Específicos:

  • Linguagem Oral e Escrita:

Explorar as riquezes dos contos folclóricos lendo-os, interpretando-os e reescrevendo-os;

Estimular o diálogo, argumentação,;

Conhecer parlendas, travas língua, adivinhações, cantigas;

  • Natureza e Sociedade:

Reconhecer a importância cultural do folclore;

Desenvolver gosto pelas musicas e danças folclóricas;

Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

Atividades Norteadoras:

  • Construção do Mural do Folclore – Neste haverá imagens com os principais personagens do nosso folclore, seus nomes e um pouco de sua história;
  • Confecção do Livro do Folclore – Este será feito através da reescrita dos contos pelos alunos após a leitura das histórias sobre cada personagem. A atividade visa estimular a interpretação, habilidade e desenvoltura ao escrever, sequenciação e relato de fatos;
  • Atividades de escrita em geral (cruzadinhas, caça-palavras, cartas enigmáticas, etc, dentro da temática);
  • Atividades artísticas envolvendo os personagens (colagem de diferentes materiais para formar vitrais e mosaicos, pintura, etc);
  • Brincadeiras folclóricas e musicadas;
  • Etc.

Culminância:

A culminância do projeto dar-se-á com a exposição do Livro do Folclore confeccionado individualmente pelas crianças.

Nenhum comentário: