domingo, 7 de dezembro de 2008

Projeto: REVISANDO O ALFABETO COM OS ANIMAIS DA FAUNA BRASILEIRA

Período: Três semanas (de 4 a 21 de novembro)

Público Alvo: Jardim B

Justificativa: Este projeto visa estabelecer classificações com os interesses expressados pelo grupo e o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. A proposta do estudo do assunto Animais é explicada pelo fato destes terem uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Assim, este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos juntamente aos tópicos direcionados às Ciências Naturais, estando também presentes às fábulas de Literatura Infantil, de modo que os educandos invadam o mundo da fantasia e de questões morais como preservação do meio ambiente.

Objetivos Gerais:

  • Definir os tipos de animais que conhecem e suas principais características;
  • Classificar em mamíferos, répteis, anfíbios e aves;
  • Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie) com enfoque na fauna brasileira;
  • Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.

Objetivos Específicos:

  • Comparar diversos tipos de animais através da observação de figuras;
  • Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;

· Identificar as características específicas de cada grupo de animais;

· Desenvolver atividades lúdicas;

  • Desenvolver atividades matemáticas;
  • Montar jogos;
  • Elaborar cartazes, painéis;
  • Estabelecer ordem crescente e decrescente;
  • Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;

· Associar escrita de nomes e letras;

· Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;

· Preocupar-se com a preservação da natureza;

· Classificar diferentes animais pelas suas características;

· Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;

  • Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;

Desenvolvimento:

Iniciaremos o projeto com uma roda de conversa sobre a temática, questionando os alunos sobre o que entendem, acham, quais são os tipos de animais existentes e quais gostariam de ter. Após, realizaremos a leitura do livro “Alfabeto de Histórias” na qual trabalharemos, de forma lúdica, as letras do alfabeto ressaltando os nomes dos animais que iniciam com cada uma delas.

Atividade jogo “Memória dos Animais” onde, neste, os educandos procurarão juntar a letra do alfabeto ao animal correspondente.

Construção do cartaz “Os Mamíferos” onde estudaremos o que comem, como vivem, etc., e colaremos as gravuras solicitadas, anteriormente, às famílias. Neste mesmo cartaz, escreveremos os nomes dos respectivos animais destacando suas letras iniciais. Também realizaremos a atividade “Caça-palavras” com os nomes de alguns animais mamíferos.

Atividade Matemática: “Circulando as quantidades” (1 a 5). Nesta, em cada conjunto terá uma determinada quantidade de animais e, em baixo, terá a relação dos números, porém o educando só circulará o numeral correspondente.

Atividade de corte e colagem: Montar, com letras encontradas em revistas e/ou jornais, os nomes dos respectivos animais mamíferos: Morcego, Bugio, Cervo, Tamanduá e Onça.

Construção do cartaz “Os Répteis e Anfíbios” onde estudaremos o que comem, como vivem, etc., e colaremos as gravuras solicitadas, anteriormente, às famílias. Neste mesmo cartaz, escreveremos os nomes dos respectivos animais destacando suas letras iniciais. Também realizaremos a atividade “Caça-palavras” com os nomes de alguns répteis e anfíbios.

Atividade Matemática: “Circulando as quantidades” (6 a 10). Nesta, em cada conjunto terá uma determinada quantidade de animais e, em baixo, terá a relação dos números, porém o educando só circulará o numeral correspondente.

Atividade de ligar na qual os educandos ligarão os respectivos animais aos seus nomes que estarão com as letras iniciais e finais destacadas.

Atividade de corte e colagem: Montar, com letras encontradas em revistas e/ou jornais, os nomes dos respectivos animais desta classe estudada: Jacaré, Cobra, Sapo e Tartaruga.

Atividades Lógicas: Aqui trabalharemos com seqüênciação lógica para que os educandos possam identificar as fases evolutivas dos animais, assim como os humanos.

Construção do cartaz “Aves” na qual estudaremos o que comem, como vivem, etc., e colaremos as gravuras solicitadas, anteriormente, às famílias. Neste mesmo cartaz, escreveremos os nomes dos respectivos animais destacando suas letras iniciais. Também realizaremos a atividade “Caça-palavras” com os nomes de algumas aves.

Atividade Matemática: “Circulando as quantidades” (11 a 15). Nesta, em cada conjunto terá uma determinada quantidade de animais e, em baixo, terá a relação dos números, porém o educando só circulará o numeral correspondente.

Atividade de Completar na qual os alunos terão de realizar tal atividade acrescendo as letras iniciais e finais dos nomes das aves indicadas.

Neste penúltimo dia de projeto, faremos a leitura de historinhas do livro “Fauninha brasileira” para que os educandos interajam melhor com os espécimes do nosso país e realizaremos também, a atividade para revisão: jogo “Memória dos Animais” onde, os educandos procurarão juntar a letra do alfabeto ao animal correspondente.

Como atividade final e de encerramento do projeto trabalhado, construiremos um painel sobre a importância de preservarmos e respeitarmos os animais, para que os educandos adquiram esta consciência desde a infância.


Nenhum comentário: